20
Mar

Astenia de Primavera

Hoje assinala-se o primeiro equinócio do ano, sinalizando o primeiro dia da Primavera.

Com a chegada desta estação muitas pessoas referem sentir-se mais cansadas do que o habitual. De facto, a chegada desta estação, com as consequentes mudanças climáticas, pode fazer surgir a chamada “astenia de primavera”, cujos sintomas podem englobar falta de energia e de apetite, dificuldades ao nível da concentração, decréscimo da memória, irritabilidade, diminuição da libido, fadiga, fraqueza e desconforto geral.

A par das alterações climáticas, uma dieta desequilibrada (com um aporte insuficiente de vitaminas e minerais que assegurem o bom funcionamento do organismo), um dia a dia stressante e o sedentarismo podem contribuir para o desenvolvimento da astenia de primavera.

Conselhos para evitar a astenia de primavera:

  • Dieta equilibrada e variada, rica em fruta e vegetais. Evite o consumo de alimentos processados, fritos, fast food e alimentos e bebidas que contenham açúcar;
  • Não consuma cafeína em excesso;
  • Fracione as refeições, não permanecendo em jejum mais de 3 horas;
  • Pratique exercício físico regularmente, de preferência de manhã ou até ao final da tarde. A prática de exercício físico provoca o aumento da produção de endorfinas que promovem a sensação de bem-estar;
  • Tente dormir 7 a 8 horas por noite;
  • Beba entre 1,5L a 2L de água diariamente;
  • Aprenda a gerir o stresse no emprego: planeie bem o dia de trabalho, estabeleça prioridades e, sempre que possível, delegue tarefas.

 Quando consultar o médico

Se os sintomas persistirem, consulte um médico e este avaliará se poderá estar na presença de uma patologia que necessite de tratamento, como a anemia, depressão, doença celíaca ou problemas de tiroide.

Na eventualidade de necessitar temos ao dispor a Especialidade:

Clínica Geral e Familiar (ver +)