07
Abr

Dia Mundial da Saúde

Dia Mundial da Saúde, Vamos Conversar!

img_dia mundial da saude_2

Para o Dia Mundial da Saúde de 2017, a Organização Mundial da Saúde (OMS) deu início a uma campanha sobre depressão, transtorno que pode afetar pessoas de qualquer idade em qualquer etapa da vida. Com o lema “Let’s talk” (“Vamos conversar”, em português), a iniciativa reforça que existem formas de prevenir a depressão e também de tratá-la, considerando que ela pode levar a graves consequências.

Conversar abertamente sobre depressão é o primeiro passo para entender melhor o assunto e reduzir o estigma associado a ele. Na nossa instituição poderá procurar ajuda com a Dra. Cláudia Ferreira (Psicóloga), que lhe deixa alguns conselhos.

Conhecer bem a depressão para melhor a ultrapassar

  • A depressão não é de maneira alguma uma quebra da vontade ou uma fraqueza de carácter, e ninguém está livre de um dia ter uma depressão. Trata-se de uma doença como outra qualquer, que tem a particularidade de mexer com o nosso orgão mais nobre: o cérebro.
  • Nos dias de hoje já não é possível considerar a depressão como uma perturbação exclusivamente psicológica. As técnicas de imagiologia funcional mais modernas, que permitem observar “em directo” o funcionamento do cérebro, mostram que este se altera ao longo do estado depressivo.
  • Estas mesmas técnicas mostram-nos também que a actividade do cerebro vai-se restabelecendo progressivamente graças aos diferentes tratamentos que o seu médico lhe pode propor.
  • Um primeiro episódio depressivo aumenta o risco de um episódio depressivo futuro, uma vez que o cerebro tende a fragilizar-se. Bneficiar de um tratamento adaptado, cumpri-lo regularmente durante o tempo em que foi prescrito, é a melhor garantia de se proteger no futuro. Sabe-se actualmente que isto pode diminuir o risco de um novo episódio depressivo.
  • Torna-se também muito importante seguir atentamente o tratamento que lhe é prescrito pelo seu médico: tem assim do seu lado as melhores hipóteses para uma recuperação.

img_dia mundial da saude

Conselhos para Ultrapassar a Depressão

  • Viva o presente. Em vez de reviver as ideias más do passado, viva cada instante e prepare o futuro.
  • Recarregue baterias. Reencontre a s lembranças e os lugares carregados de emoções positivas: o quarteirão da sua infância, um serão agradável…; feche os olhos, respire fundo e pense no futuro.
  • Tenha prazer. Uma tablete de chocolate, um bom livro, um serão entre amigos…, cultive todos estes pequenos prazeres da vida do dia-a-dia.
  • Saia de casa. Retome o gosto pela vida social: telefone aos seus familiares, convide os seus amigos para sua casa e aceite o convite deles; deixe de se isolar.
  • Encontre a motivação. Cada vez que tomar o medicamento prescrito pelo seu médico lembre-se de uma frase de motivação como “O meu tratamento ajuda-me a recuperar a energia para ultrapassar a depressão”.
  • Ultrapasse os seus limites. Atribua um “grau de dificuldade” (numa escala de 10, por exemplo) às acções do dia-a-dia que lhe pareçam difíceis (levantar-se, sair de casa, trabalhar, etc.) antes e depois de as realizar: rapidamente vai constatar que estes gestos são mais fáceis de cumprir do que parecia.
  •  Pense positivo. Ao deitar, tente lembrar-se dos três momentos mais positivos do dia, relembrando as emoções agradáveis sentidas nessas alturas.
  • Afaste os pensamentos negativos. Ocupe o seu corpo e o seu espírito quando se sentir invadido por pensamentos negativos: por exemplo, ouça música ou faça desporto.
  •  Ponha de parte a depressão. De modo a não centrar toda a sua existência à volta da depressão, preveligie o contacto com o médico e com o psicólogo para falar dos seus sentimentos, mais do que com a família, os amigos ou os colegas.
  • Saiba fazer a separação. Estabeleça uma separação entre a origem dos seus problemas (por exemplo, o ambiente de trabalho) e o resto da sua vida (por exemplo, a vida familiar): deixe o stress onde está a fonte dos seus problemas e fale dos prazeres e das paixões!

Na eventualidade de necessitar temos ao dispor a Especialidade: