20
Mar

Equinócio da Primavera

img_pub_primavera_002A 20 de Março, pelas 10h29, assinala-se o primeiro equinócio do ano, sinalizando o primeiro dia da Primavera. É o período do ano em que o dia e a noite têm a mesma duração.

A chegada da primavera é um evento sempre muito celebrado em todo o mundo, porque marca o fim do inverno, uma estação sempre associada ao mau tempo e desconforto.

Associada a esta estação do ano estão as alergias, que se manifestam em espirros, nariz entupido, olhos vermelhos e lacrimejantes, tosse, falta de ar, cansaço e comichão, dores de cabeça, dores de garganta.

Estes sintomas caracterizam as diferentes doenças alérgicas:

Nariz tapado, comichão, espirros e corrimento nasal, logo que o alergénio entra no nariz levado pelo ar.
Inchaço, vermelhidão e comichão em ambos os olhos, num determinado ambiente, local ou época do ano.
Tosse, falta de ar, pieira, que surge subitamente, em determinados locais, após constipações, com o exercício ou no local de trabalho.
Também chamada eczema, surge com vermelhidão, comichão, descamação da pele, por exemplo na face, dobras dos cotovelos ou joelhos.

Habitualmente, o que causa as alergias de primavera são os pólenes.

Poderá saber a altura de polinização máxima pela consulta do Boletim Polínico em http://www.rpaerobiologia.com/previsao-polinica/porto .

Se é portador de alguma destas doenças proteja-se das agressões dos pólenes com as recomendações da SPAICSociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica:

Para evitar o contacto com um pólen específico a que seja alérgico, programe as suas férias elegendo locais de baixas contagens polínicas (ex. neve, praia, …).
Evite realizar atividades ao ar livre quando as concentrações polínicas forem elevadas. Passeios no jardim, cortar a relva, campismo ou a prática de desporto na rua, irão aumentar a exposição aos pólenes e o risco para as alergias.
Exceto quando está sob uma reação asmática, é bom praticar desporto para melhorar a resistência do organismo. A natação é uma boa opção.
Sempre que viajar de carro tenha as janelas fechadas. Assim poderá passear reduzindo significativamente o contacto com os pólenes. Os motociclistas deverão usar capacete integral. Em casa deverá manter as janelas fechadas quando as concentrações dos pólenes forem elevadas.
Uma forma eficaz e prática de evitar queixas oculares será a utilização de óculos escuros sempre que sair à rua.
A medicação será a forma mais eficaz de combater os sintomas de alergia. Consulte um médico especialista de Imunoalergologia para o diagnóstico correto e prescrição do medicamento mais adequado. A prevenção poderá passar pela realização de vacinas antialérgicas.

Na eventualidade de necessitar temos ao dispor a Especialidade: